Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017 - 06:40:20
Praias

O município possui uma grande faixa de praias, que atraem milhares de turistas de todo o país, todos os anos.

As principais características das praias municipais são:

0  Ampla extensão de areia na maré baixa (bem menor na maré alta). Sem corais (“pedras”) na área de banho ou na areia.

0  Água variando entre turva e clara no verão, por causa dos ventos que agitam o mar.

0  Próprias para banho.

0  Podem ter correnteza forte, então os banhistas que se aventurarem mais longe da areia precisam saber nadar.

0  Possuem infraestrutura turística nos pontos principais (do centro ao farol): restaurantes, barracas, sorveterias etc.

0  Há duas praias com acesso a água doce de rio (Barra e Zeloris), enquanto as demais são todas praias de água salgada.

0  Há um calçadão para pedestres e ciclistas da Praia do Centro até a Praia do Farol, ideal para passeios de bicicleta (ou jogging).

0  É possível fazer o percurso da Praia da Barra até o final da Praia dos Coqueiros sempre em paralelo ao mar, na maior parte do tempo com o mar bem à vista, mas na Praia dos Coqueiros a estrada é de terra, não calçada, e nem asfaltada.

As seis praias municipais são delimitadas por pontos de referência, e seus nomes seguem abaixo:

 

Praia da Barra do Itanhém ou Barra de Alcobaça: Em Alcobaça, é a praia onde há a foz do rio Itanhém. É famosa por ser um lugar onde se acham facilmente as tariobas (moluscos comestíveis).

 

Praia de Alcobaça (ou praia do centro de Alcobaça): é a praia mais visitada pelos turistas na cidade de mesmo nome. A praia do centro começa no início do bairro do Novelo (próximo ao cemitério municipal) e vai até as imediações do farol (perto da rodoviária da cidade).

Em toda a sua extensão, é uma praia tranquila, sem ondas fortes. Também não há pedras ou recifes de corais. Na maré vazante (maré baixa), é possível fazer belas caminhadas. Na maré alta, o banho só é recomendado para quem sabe nadar, pois pode haver refluxo (correnteza). As barracas existem em toda à extensão dessa praia, e oferecem aos turistas comidas típicas da cidade.

 

Praia de Iansã: é uma das praias de Alcobaça, que conta com diversos empreendimentos imobiliários e turísticos. Fica entre a praia do centro da cidade e a Praia da Barra do Itanhém, sendo portanto um lugar de fácil acesso.

 

Praia do Coqueiro: é uma praia semiurbana localizada após o Farol de Alcobaça, em direção a Prado. Essa área, apesar de estar repleta de loteamentos e empreendimentos turísticos, é pouco habitada. Isso garante paisagens tranquilas e bucólicas.

Há vários empreendimentos turísticos (condomínios, pousadas e clubes) numa área que há 20 anos começou a ser explorada turisticamente pela Minas Caixa. No verão, naturalmente, essa área é bastante frequentada, mas no resto do ano reina a mais absoluta tranquilidade. Tanto no verão como fora de temporada, muitos turistas procuram a Praia do Coqueiro para visitar os estabelecimentos.

 

Praia do Farol: Em Alcobaça, é a praia que fica em frente ao farol do município, perto da saída da cidade. Como as praias da cidade são côncavas, pode-se ver o farol da maioria delas. Em volta deste farol há uma série de bares e restaurantes que costumam lotar durante o verão.

 

Praia de Zeloris: é uma praia localizada na divisa do município de Alcobaça com o município de Caravelas. O acesso mais fácil a partir de Alcobaça é via barco ou canoa.

Segundo a tradição local, o nome Zeloris (pronunciado em geral “Zêlôris”) deve-se ao nome do antigo dono da fazenda localizada imediatamente à beira da praia, José Loures. Ainda hoje, a praia é totalmente sem infraestrutura para turistas e tem aspecto rural e semideserto, às vezes até ocupada por mangues e boa quantidade de lama. Ocasionalmente, é possível ver nela grupos de turistas pescando, catando mariscos ou simplesmente aproveitando a praia, apesar de a praia ser relativamente longe do município.

 

 

Referencias: Informações retiradas e aprimoradas do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Alcoba%C3%A7a_(Bahia)

[bannergarden id="2"]
[bannergarden id="3"]
[bannergarden id="4"]
Praça São Bernardo, 330 - Centro - Alcobaça - Bahia - Brasil - CEP 45990-000 - Tel.: 73 3293.2010 - CNPJ: 13.761.721.0001-66